RHBizz

“As empresas só conseguem crescer e evoluir se conseguirem envolver os seus colaboradores na sua missão”

Leia a entrevista a Ana Lourenço, Training Manager da IFE, a propósito do Porto RH Meeting, que esta semana ruma à Alfândega do Porto para debater as maiores tendências do setor.

Na sua terceira edição, o Porto RH Meeting parece estar para ficar… Que recetividade tem tido o evento na região norte do país?

É um evento que tem crescido de ano para ano, tendo em conta o aumento gradual de patrocinadores e mobilização crescente dos profissionais do norte do país. É um evento que começa já a estar na agenda de todos os profissionais que têm preocupação em gestão de pessoas, e não apenas com funções de recursos humanos. De salientar que se mantém uma parceria entre a IFE e a Câmara Municipal do Porto, que demonstra bem o papel importante que este evento tem, desde que surgiu e que é visto como muito importante para a região.

O evento tem como objetivos a partilha de experiências e networking através de apresentação de casos práticos e de temas mais técnicos, da realização de mesas redondas, onde todos têm a possibilidade de conhecer, aprender ou simplesmente recordar boas práticas e assim levar algo de produtivo e estimulante para implementar depois na sua empresa e no seu dia-a-dia.

Que temas serão abordados, este ano?

Este ano o tema central é o Des(Envolvimento), porque em recursos humanos tudo está interligado e quisemos mostrar como diferentes conceitos se podem articular. Assim, é a junção de duas palavras, Desenvolvimento, de competências, capacidades, e Envolvimento das pessoas, com as suas organizações, função, responsabilidades.

As empresas só conseguem crescer e evoluir, se conseguirem envolver os seus colaboradores na sua missão, nos seus valores, nos seus objetivos, e proporcionar o desenvolvimento dos seus colaboradores de forma a atingir estes fins.

Dentro dos dois grandes temas, o Porto RH Meeting aborda ainda as questões de engagement, de liderança, de comunicação interna e de redefinição do valor dos RH na transformação das empresas e da adequação das novas competências. São ainda abordados os temas de relação entre formação e desempenho, os desafios intergerações, o planeamento das competências para assegurar o futuro da empresa, as novas formas de trabalhar e a interligação entre departamentos, a captação de talento e o recrutamento.

O que devem fazer as empresas para captar os melhores talentos e motivar os seus colaboradores? Estes são temas abordados no evento?

Sim, abordamos estes temas em duas intervenções específicas, de recrutamento e de talento, estando o tema da motivação, dentro do tema central do evento. As empresas que conseguem captar talentos e motivar os seus colaboradores, são as que demonstram maior dinamismo na modernização e na adaptação à mudança. Esta mudança passa não só por questões tecnológicas ou digitais, mas também por alterações nos comportamentos. Assim, passa por identificar o que move os atuais colaboradores e quais as novas competências necessárias para responder aos constantes desafios. Manter uma empresa atual, é sem dúvida manter os seus melhores talentos e motivá-los.

Diria que remuneração é o principal fator motivacional?

A remuneração é e será sempre fator motivacional, mas dizer que é o principal, será muito difícil afirmar. Cada vez mais, existe uma maior diferenciação de interesses, de objetivos, do que é valorizado individualmente e até o setor e as próprias empresas podem influenciar o fator de motivação. Cada vez mais temos pessoas para as quais a motivação principal passa pela capacidade de inovação da empresa. Outros motivam-se com outro tipo de benefícios, por exemplo flexibilidade de horários de trabalho, ou trabalhar por projeto. Por isso o fator de motivação pode ser muito diversificado, até em função da faixa etária.

Para além dos temas da conferência, com que outras atividades poderão contar os participantes?

Vão existir algumas atividades para além da abordagem aos temas da conferência que vão tornar este dia e meio muito dinâmico, interativo, produtivo e interessante. Sem desvendar o que vai exatamente acontecer, para manter algum fator de surpresa, podemos garantir que será um evento alinhado com a evolução que se tem sentido em formação e em eventos, cada vez mais experiencial.

Queremos colocar as pessoas a pensarem nos temas do evento, desde o primeiro minuto, a refletirem no que fazem e/ou podem fazer. Mais do que ser espectador todos os participantes são convidados a interagir, a partilhar ideias, a refletir sobre os temas e a experienciar dinâmicas.

Que mensagem deixaria àqueles que, neste momento, estarão ainda indecisos?

Inscrevam-se! Certamente não se vão arrepender. Vão ser momentos dinâmicos, interativos e seguramente inesquecíveis. Queremos que seja um evento inspirador para levar a fazer coisas diferentes e inovadoras nas organizações.

Se gostou deste artigo, siga-nos no Facebook.

Formações ajustadas ao seu negócio

FORMAÇÕES À MEDIDA

Provocamos e aceleramos processos de mudança com a implementação e desenvolvimento de soluções pragmáticas orientadas para os resultados

SABER MAIS