Há décadas que existem evidências de que a aprendizagem ativa, que utiliza técnicas desenhadas para levar os formandos a participar no processo de aprendizagem, é a melhor forma de adquirir conhecimentos. Essa evidência acaba de ser demonstrada num estudo publicado pela Universidade de Harvard que indica que esta metodologia é eficaz em praticamente todos os níveis de formação.
Publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences, o estudo indica que apesar de os formandos sentirem que aprendem mais em aulas ‘tradicionais’, as evidências revelam que aprendem mais quando participam nas aulas de forma ativa. De acordo com os investigadores, esta correlação negativa está relacionada com o esforço cognitivo necessário durante a aprendizagem ativa.
Louis Deslauriers, um dos principais autores do estudo, explica que “uma aprendizagem aprofundada dá muito trabalho. O esforço envolvido numa aprendizagem ativa pode ser mal interpretado como uma aprendizagem pobre. Por outro lado, um excelente formador pode explicar as coisas de uma forma que faça com que os formandos sintam que que estão a aprender mais do que na verdade estão”.
Conheça o estudo em detalhe aqui.
Gostou deste artigo?
Subscreva a newsletter quinzenal do blog RHBizz. Clique aqui.