Analisar estrategicamente 5 tendências em 2022
Analisar tendências corresponde a uma parte daquela que é a missão dos profissionais de recursos humanos, Christoph Drebes da Misterery Minds, partilha 5 das que considera as mais importantes tendências de RH em 2022:
Tendência RH 1: Transformação e inovação no desenho organizacional
Frequentemente, reestruturação e mudança nos processos de trabalho, provocam um sentimento de incerteza junto dos colaboradores. Sobretudo agora, depois de 2 anos de constantes mudanças relacionadas com a pandemia, aquilo que é designado por “fadiga da mudança”, é sentido por muitos colaboradores. No estudo produzido pela Gartner, dirigido a 500 líderes, 48% consideram que gerir a mudança é uma das questões mais críticas para os recursos humanos e entendem como prioritário, garantir que as mudanças internas não são perturbadoras nem provocam stress aos colaboradores. Resiliência, é uma das competências chave para enfrentar 2022.
Tendência RH 2: Liderança e gestão de pessoas
Para dotar os colaboradores de resiliência, é indispensável aos líderes, inteligência emocional. Para além das competências desde sempre expectáveis no líder, ao nível da liderança e gestão de equipas, hoje do líder espera-se:
Os líderes devem ter sempre em mente o bem-estar dos seus colaboradores. Quando todos estavam presencialmente juntos no mesmo espaço de trabalho, isso não era um problema, já que o líder podia facilmente comunicar e até informalmente percecionar como se sentem as pessoas. Mas quando há colaboradores em trabalho remoto, a situação é diferente. Os líderes e coordenadores devem manifestar às suas equipas que estão disponíveis.
- Facilitador de recursos
Cabe aos líderes validarem se os colaboradores possuem os recursos necessários para desempenharem a respetiva função. Neste sentido colmatarem necessidades e fornecer ferramentas uteis para que o trabalho acontece de forma ágil mitigando problemas.
- Mediador
Além disso, em equipas remotas ou híbridas, os conflitos podem surgir de maneiras completamente diferentes. Para tirar a pressão dos líderes, poderá ser interessante pensar em programas de mentoring em que, nomeadamente no que diz respeito a questões mais operacionais e técnicas, o líder possa estar acompanhado de outros elementos da equipa que o ajudam na resolução de problemas.
Tendência RH 3: Desenvolvimento estratégico de competências chave
O desenvolvimento de competências dos colaboradores é já uma prática comum na maioria das organizações, o que surge agora como mudança, é a urgência no desenvolvimento de competências. Em muitas empresas, a pandemia deu um grande impulso à digitalização. Este impulso, por sua vez, teve impacto nos processos de trabalho e nas competências exigidas. Como resultado, a gestão e desenvolvimento de competências, hoje exige a identificação rápida dos gaps existentes e responder de imediato. Começando por olhar para os colaboradores da organização e trabalhar primeiro no seu desenvolvimento e só num segundo momento, caso necessário, procurar talentos externos. Por outro lado, muitos processos de trabalho no futuro próximo serão automatizados, é preciso identificar as competências que virão a ser obsoletas e aquelas que serão necessárias nos próximos anos. O desenvolvimento estratégico e direcionado dos colaboradores é assim das tendências de maior relevância em 2022.
Tendência RH 4: Diversidade e inclusão
Nos últimos anos, diversidade e inclusão têm sido questões marginais em muitas empresas. No entanto, algumas empresas já reconheceram a vantagem estratégica de equipas caracterizadas pela diversidade e cada vez concentram mais esforços em considerar a D&I como estratégia do negócio. Colaboradores com origens diferentes trazem naturalmente experiências diferentes à organização, o que traduz valor acrescentado.
A gestão de recursos humanos tem aqui um papel fundamental. É preciso recrutar as pessoas certas, incluí-las na cultura da empresa e destacar estrategicamente o seu perfil diferenciador.
Tendência RH 5: Antecipar cenários
No mundo VUCA de hoje, a adaptabilidade é fundamental. As empresas devem adaptar-se de forma rápida e eficiente a novos cenários e criar novas oportunidades em ambientes com elevada incerteza. A dificuldade está no facto de a gestão da mudança estar diretamente relacionada com a rapidez com que encaramos as “lições aprendidas”. O que significa que uma empresa que demonstra agilidade na forma como vive a mudança, apresenta vantagens competitivas face às restantes. Daqui resulta a importância de antecipar e preparar estrategicamente cenários futuros o que consequentemente ajuda a identificar potenciais oportunidades e agir nesse sentido.
Gostou deste artigo? Subscreva a newsletter do RHBizz aqui. Siga-nos também no LinkedIn.