Alinhar o que queremos dizer com o que dizemos é o objetivo de quem comunica, no entanto, nem sempre é assim, mais vezes do que seria desejável, aquilo que é comunicado e percecionado não corresponde ao pretendido.
Afinal, quais são as competências pessoais e relacionais necessárias para a uma comunicação mais assertiva e em que a linguagem, o conteúdo e a forma traduzem exatamente o que é desejável?
Estabelecer relações positivas com os pares, com as equipas, com os líderes, implica comunicar. Estamos permanentemente a comunicar, mesmo em silêncio, estamos a passar uma mensagem. Investir no desenvolvimento de competências comunicacionais é essencial:
- Desenvolve o auto-conhecimento e permite controlar a imagem que é transmitida e a forma como comunica com os outros. O que significa identificar atitudes e comportamentos que reforçam o impacto da comunicação
- Desenvolve a capacidade de influenciar positivamente através da comunicação
- Permite dominar as regras da comunicação assertiva
- Desenvolve práticas de escuta ativa
- Permite explorar e saber como utilizar técnicas que permitem exprimir pontos de vista diferentes
- Fortalece a capacidade de lidar com a passividade, a agressividade e a manipulação
São tantos os elementos que integram a comunicação, todos eles vitais, consoante o contexto e as circunstâncias: a voz e a forma como é colocada; saber escutar e entender os sinais de quem recebe a mensagem; calibrar as emoções e sincronizar, é perceber entender o perfil do interlocutor e adaptar a mensagem; desenvolver continuamente uma comunicação construtiva e com impacto positivo.
Business Case Abilways
Comunicação assertiva – Cliente Altice
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