Por | Salomé Barreira, Chefe de Formação, El Corte Inglés
Cultura de aprendizagem
A aprendizagem organizacional supõe um ciclo bastante complexo de aprendizagens e desaprendizagens, influências de diversos actores organizacionais, partilha de informação, integração da mesma em reportórios de conhecimento e fenómenos regulares de retroalimentação.
Significa que a organização é capaz de criar e transferir conhecimento modificando os seus processos, apoiada em contextos e culturas que valorizam a aprendizagem e a operacionalizam em pequenas mudanças.
Qual deve ser o papel da Formação no Ciclo da Aprendizagem?
O departamento de Formação deve assumir-se como um facilitador e influenciador deste ciclo, criando condições para que ele se mantenha activo e não estático, através de práticas que levem a:
- Criar, adquirir e transferir conhecimento;
- Modificar comportamentos em função de novos conhecimentos;
- Melhorar a capacidade de resposta às constantes modificações da envolvente.
Para que a Formação seja efectivamente um motor de desenvolvimento tem que estar muito envolvida com os processos organizacionais, muito alinhada com a estratégia da empresa e numa atitude permanente de parceria com o Cliente Interno (Ruptura, Reequilibrio, Aquisição).
Práticas de Formação que facilitem a aprendizagem
As práticas podem ser mais ou menos formais, em sala e no posto de trabalho, com formadores internos ou externos, mas sempre partindo das práticas de trabalho para a sua teorização e de novo para o posto de trabalho. (Aquisição, Assimilação, Inovação, Rotinização).
Para criar, adquirir e transferir conhecimento a Formação pode organizar:
- acções de integração de novos colaboradores;
- acções de formação contínua que cubram as competências core;
- apresentações de novos produtos através de fornecedores;
- formação em plataformas de gestão;
- estimular pesquisas na internet e visitas à concorrência.
Para modificar comportamentos em função de novos conhecimentos a Formação pode:
- trabalhar a figura do tutor tanto em processos de integração como em facilitação de novos conteúdos;
- contar com especialistas da organização para acompanhar processos de formação e implementação já no posto de trabalho;
- criar documentos de registo de processos e disseminá-los na biblioteca da organização;
- produzir conteúdos para os diferentes suportes de comunicação interna.
Para melhorar a capacidade de resposta às constantes modificações da envolvente a Formação pode:
- promover reuniões interáreas para acompanhamento e recolha de informação sobre processos;
- fomentar a partilha de boas práticas;
- organizar grupos de projecto interáreas;
- analisar e disseminar informação sobre estudos internos ou externos.
Numa organização verdadeiramente aprendente cada colaborador sente-se formador de si próprio e dos outros. Todos, aos seus níveis hierárquicos e funcionais, procuram ser um prolongamento do departamento de Formação e o departamento de Formação procura desenvolver e aprofundar esta cultura.