1 – Qual o sucesso de que mais se orgulha?
Ter chegado onde cheguei. Quando comecei não tinha curso superior, voltar à Faculdade a meio do caminho e ter chegado aqui. Ter um background financeiro e 14 anos depois mudar para uma área completamente diferente (Recursos Humanos / Área da Formação).
2 – O desafio profissional que tem que enfrentar hoje?
Tudo o que ainda tenho para aprender. Estou na função há um ano e meio e estou sempre a aprender. Um grande desafio é também lidar diariamente com quatro realidades distintas, trabalho directamente para cinco empresas do Grupo Sonae IM : WeDo, Bizdirect, Saphey, S21SEC e a própria Sonae IM, que têm maneiras de funcionar, procedimentos, processos, negócios e culturas completamente distintas umas das outras e conseguir ir ao encontro das suas necessidades específicas e também transversais.
3 – O que aconselha a um jovem que começa a trabalhar?
Para quem inicia agora a sua carreira profissional aconselho a agarrar a oportunidade, dedicar-se, ser humilde e estar sempre disposto a aprender. Que procure sempre melhorar e dar sempre o melhor de si próprio.
4 – A sua aplicação digital preferida?
Facebook e LinkedIn.
5 – No seu entender, a competência que será chave para as empresas daqui a 5 ou 10 anos?
Penso que será o Empreendedorismo. As empresas precisam de estar sempre atentas aos mercados e um passo à frente dos seus competidores. Apostar sempre na Formação e no compromisso dos seus colaboradores.
6 – No seu entender, a competência mais estratégica hoje?
No meu entender a competência mais estratégica de hoje é a de se ser rápido e assertivo nas decisões. Os mercados mudam de um dia para o outro e o estar sempre atento, ter capacidade de inovar e de se adaptar a essas mudanças, acompanhado de uma capacidade de responder rapidamente é a maior competência que uma empresa poderá ter.
7 – O conselho que daria a um parceiro como nós?
Continuem a apostar na qualidade dos vossos serviços e acompanhem sempre as necessidades dos vossos clientes. A aposta no e-learning será também uma aposta, pois a Formação passará num futuro próximo a ser cada vez mais digital.