Como ser um gestor presente gerindo uma equipa que está à distância? Quais as melhores ferramentas de controlo? Quais as maiores dificuldades? Encontrar respostas para estas questões é mais importante que nunca.
Estamos a viver um tempo novo, diferente, desconhecido que nos exige uma mudança de comportamentos, atitudes e também de local de trabalho. Agora não há opção de escolha como havia há três semanas. Agora somos obrigados a trabalhar em casa, uns sozinhos, outros com os companheiros e outros ainda com os companheiros e os filhos. Como gerir isto tudo e ainda uma equipa à distância?
Para quem nunca viveu esta realidade, a adaptação não é fácil quando se tem de gerir uma equipa com perfis tão heterogéneos, por isso aqui ficam cinco dicas para gerir equipas à distância de forma eficiente:
1 – Estruturar e planear
Planear é a chave principal para uma gestão de sucesso. É fundamental fazer uma check list com todas as atividades, responsáveis, deadlines (considerando os imprevistos) e um plano de ação para lidar com cada situação.
2 – Definir processos e objetivos de forma clara
Definir tarefas, processos e objetivos de forma clara para que todos os colaboradores entendam faz toda a diferença para alcançar um resultado de qualidade.
3 – Ajudar os colaboradores a estabelecer uma rotina
Trabalhar em ‘home office mode’ permite mais liberdade e flexibilidade para executar as suas tarefas. No entanto esta autonomia, principalmente para quem não está habituado, pode ser uma armadilha e colocar a produtividade em risco. Apoie as suas equipas a estabelecerem uma rotina de trabalho focada nos resultados.
4 – Promover reuniões individuais e coletivas frequentes
Estas reuniões deverão ter como objetivo “fazer um PDS – ponto de situação”, ou seja, acompanhar a evolução das tarefas e dos projetos e alinhar ou ajustar o que for necessário.
As reuniões de equipa por videoconferência poderão ter outro objetivo como: promover o diálogo; promover a integração entre os colaboradores; conhecer as dificuldades dos colaboradores que trabalham à distância; partilhar boas praticas de trabalho à distância, etc.
5 – Usar ferramentas digitais de gestão de tempo e tarefas
Com o uso da tecnologia consegue facilmente gerir as equipas e as tarefas dos colaboradores que estão em ‘home office’.
Algumas ferramentas que pode usar são:
We Transfer – para enviar ficheiros muito pesados;
Google Drive – para criar e partilhar documentos de texto, apresentações, relatórios, vídeos, etc.;
Evernote – permite, de forma colaborativa, criar notas, adicionar anexos, definir lembretes, editar arquivos, marcar reuniões, etc.
Whereby – como uma alternativa para o Skype, permite fazer videoconferências até oito participantes.
Temos várias ferramentas à nossa disposição e este é um momento de descoberta e de novas experiências, o que significa que esta fase nos vai certamente acrescentar valor na forma de trabalhar e gerir.