Contratar um bom Diretor de Recursos Humanos (DRH) é absolutamente estratégico. Marc Andreessen, empreendedor norte-americano com investimentos em empresas como o Instragram, defendeu recentemente numa entrevista que um dos maiores erros que as startups cometem é não contratar de imediato um líder para a área de Recursos Humanos.
Já Adam Robinson, fundador e CEO da Hireology, aplicação que veio reinventar os processos de RH, refere num artigo de opinião publicado na revista Inc. que “qualquer negócio que não leve os Recursos Humanos a sério está em risco de enfrentar crises sem que tenha os recursos necessários para as resolver”.
Para o empreendedor, contratar um bom Diretor de Recursos Humanos é essencial para que o negócio cresça e para garantir competitividade a longo prazo. Adam Robinson vai mais longe e diz ainda todos os negócios precisam hoje de ter um Diretor de Recursos Humanos com estas três competências:
- Análise de Dados
A análise de dados na área dos Recursos Humanos é um dos temas tendência no setor. Um estudo recentemente publicado pela HR Open Source (HROS) revela inclusive que a maior mudança nos Recursos Humanos nos últimos anos foi o foco nos dados, com 48% dos Diretores de Recursos Humanos inquiridos a indicar que as suas organizações têm planos para investir em softwares de análise de dados de RH nos próximos três anos.
Por tudo isto, qualquer líder de Recursos Humanos precisa hoje de ter competências de análise de dados. O objetivo? Ajudar a aumentar a produtividade e o lucro da empresa ao melhorar processos de recrutamento e até retenção de talento, analisando com frequências índices de satisfação de colaboradores.
- Storytelling
Mais do que nunca, são os Diretores de Recursos Humanos que têm que ‘vender’ aos candidatos a oportunidade de se juntarem às suas equipas. É aqui que o storytelling se revela essencial.
Os DRH devem conseguir identificar os benefícios de trabalhar com as suas equipas e explicá-los de uma forma apelativa. Independentemente do conteúdo, os líderes da área de Recursos Humanos devem ser bons contadores de histórias.
- Comunicação
Esta competência anda de mãos dados com o storytelling já que, cada vez mais, para além de terem de ser contadores de histórias, os Diretores de Recursos Humanos devem ter a capacidade de comunicar com audiências diversas, nomeadamente potenciais colaboradores, colaboradores atuais e outros colaboradores em cargos de liderança. E com a crescente importância estratégica dos Recursos Humanos no negócio das organizações, é essencial que os líderes desta área possuam competências de comunicação estratégia.